Evento reúne autoridades e empresários para discutir estratégias fiscais


No dia 18 de outubro, o Grupo de Estudos Empresariais do Paraná (GEEP) promoveu um evento exclusivo no Hotel Planalto, em Ponta Grossa. Voltado para membros do grupo, o encontro contou com a participação de 78 pessoas, que discutiram o modelo de atuação da Receita Estadual e compartilharam dados técnicos de relevância para o setor empresarial.
O GEEP é composto por 32 empresas, a maioria delas situadas na região dos Campos Gerais. Para se tornar membro, é necessário passar por aprovação de um comitê da diretoria, sendo possível a recusa de novos integrantes quando há conflitos de interesse com membros já participantes, especialmente em casos de concorrência, devido à natureza técnica e estratégica das informações compartilhadas no grupo.
Entre os convidados de destaque estavam Suzane Gambetta, diretora da Receita Estadual do Paraná, além do delegado regional de Ponta Grossa, Márcio Trentin, e Ezequiel Rodrigues, auditor da Receita Estadual do Paraná e responsável pelo projeto “Confia Paraná”.
O evento foi organizado pelo GEEP e a vice-presidente do grupo, Rosiani dos Santos, destacou a importância da troca de conhecimentos entre o setor privado e o público para o desenvolvimento regional.
por Melissa Eichelbaun21/10/2024, 09:51
Receita Estadual dialoga com setor empresarial da região dos Campos Gerais
22/10/2024 - 14:27
A diretoria da Receita Estadual esteve reunida na última sexta-feira (18) com representantes do Grupo de Estudos Empresariais do Paraná (GEEP) para estreitar a relação do fisco estadual com o setor produtivo da região. O encontro que ocorreu no Hotel Planalto, em Ponta Grossa, reuniu representantes das 32 empresas que compõem o grupo, com expressiva atuação na região dos Campos Gerais.
A diretora do fisco estadual, Suzane Gambetta, o Delegado Regional da 3ª DRR, Márcio Trentin, e o Auditor Fiscal Ezequiel Rodrigues, responsável pelo projeto "Confia Paraná" participam do encontro.
Durante a reunião, foram abordados temas de relevância estratégica para a instituição e o fisco estadual, enfatizando os principais projetos em curso e os esforços para modernizar o processo arrecadatório. Entre os pontos debatidos, destacaram-se o crescimento do PIB do Paraná, que se sobressaiu em comparação ao desempenho de outras economias do COSUD (Consórcio de Integração Sul e Sudeste), o desempenho tributário do Estado, com ênfase na arrecadação dos municípios dos Campos Gerais, e a importância da Programação Fiscal Estadual.
A diretora Suzane Gambetta ressaltou os desafios futuros da Receita, com destaque para a conformidade tributária e a implementação da Reforma Tributária do Consumo, atualmente em discussão no Congresso Nacional. “A administração do fisco entende fundamental o diálogo entre o fisco e o setor produtivo. Por isso, buscará promover a troca de informações, para entender melhor as necessidades dos contribuintes, sempre com o objetivo de construir um sistema tributário mais eficiente e equilibrado”, disse a Suzane.
"Sempre que possível, nossa gestão buscará ouvir o setor privado, porque acreditamos no diálogo como instrumento para a construção de soluções que atendam tanto o fisco quanto os contribuintes", finalizou a diretora.


CONFORMIDADE TRIBUTÁRIA – Ainda no encontro, o auditor fiscal Ezequiel Rodrigues, responsável pelo projeto "Confia Paraná", apresentou os principais objetivos da conformidade fiscal cooperativa, um modelo que visa estabelecer uma nova dinâmica de relacionamento entre o Fisco e os contribuintes. Nessa nova abordagem, o foco está na orientação e no suporte às empresas para que possam se manter regulares, substituindo a aplicação de penalidades por uma postura mais educativa e colaborativa. O auditor ressaltou que o projeto busca facilitar a regularização espontânea dos contribuintes, promover a transparência nas relações fiscais e reduzir o contencioso tributário.
“A conformidade tributária cooperativa é um modelo que promove a parceria entre o fisco e as empresas, com o objetivo de incentivar a autorregularização e reduzir a necessidade de sanções”, explicou o auditor.
GRUPO EMPRESARIAL - Fundado há 10 anos, o GEEP tem como missão promover estudos técnico-científicos de caráter empresarial, fomentar a troca de experiências entre seus membros e incentivar o diálogo com instituições públicas e privadas que compartilhem objetivos comuns, destacando seu papel como fórum de intercâmbio de informações entre os setores público e privado.